quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Forno de micro-ondas


A história do microondas
as micro-ondas são ondas eletromagnéticas de alta frequência, assim como as de rádio.  Em 1945, o engenheiro americano Percy Spencer estava trabalhando na construção de magnetrons (peças capazes de gerar ondas eletromagnéticas). Foi então que ele percebeu que uma barra de chocolate que estava em seu bolso havia derretido. Logo Spencer percebeu que as micro-ondas eram capazes de aquecer os alimentos e vislumbrou as possibilidades culinárias desse gerador. Assim surgiu, no início dos anos 50, o primeiro forno de microondas.

Como funciona?

O forno de micro-ondas funciona com frequência de 2,450 gigahertz, a mesma frequência de ressonância das moléculas de água.  Dessa forma, a radiação excita as moléculas assimétricas, como a da água, óleos e açúcar. Sendo assim, quando o forno é utilizado essas ondas são refletidas várias vezes nas paredes metálicas sobre o alimento, fazendo com que apenas estas moléculas aumentem sua energia interna e, consequentemente, provocam o aumento de temperatura.
As micro-ondas têm alta capacidade de penetração na comida, o que possibilita o cozimento por dentro e não a partir da superfície, como ocorre nos fornos convencionais. No entanto, elas não fazem vibrar as moléculas de vidro ou plástico que, em sua maioria, são formados por moléculas de estrutura extremamente simétrica. Por isso o aquecimento destes materiais é bem pequeno no forno. Mas quando eles estão com algum alimento, o que acontece é que o contato da comida direto com o prato acaba causando tal aquecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário